terça-feira, 9 de junho de 2009

Carnival!


Existem duas estações do ano em Salvador – Carnaval e São João.

Ao mesmo tempo em que se está anunciando o carnaval do ano vigente, anuncia-se o do ano seguinte. Compre já o seu abadá para o ano que vem! Compre junto o festival de verão! Abra o carnaval com o Abre Alas!

Logicamente para uma festa tão grande (sim, pois é eterna) precisa de todo um preparo. Ensaios de todos os gêneros que começam com 10 meses de antecedência. Se enjoou dos ensaios de segunda, terça, quarta, quinta, quarta, sexta, sábado e domingo (e se houvesse mais algum dia da semana, também haveria um ensaio) à noite na cidade, não tem problema. Há diversas opções de festas diurnas no litoral norte. Sim, e essas são as melhores, ônibus de bate-volte se empilhando em frente aos shoppings, e lógico, festa durante a espera. Festa no ônibus, porque a Bahia é linda, Salvador é linda.

E então chega o carnaval. Semanas antes e durante não há mais nada em Salvador ou no resto do mundo. É mágico. A TV logicamente retrata esse período esplêndido. Ou melhor, só retrata isso. Mas o que mais há para retratar? É uma linda época, ninguém morre, ninguém é assaltado, estuprado, morrendo de fome, desempregado, não há enchentes e ninguém procurando ninguém na Praça da Piedade. Só há cantores, 5000000 percursionistas, tapumes, entrevistas e eleições de músicas do momento. Oh, essa é a melhor parte. É democrático, o povo pode votar na sua música preferida, depois ela será anunciada como mais categoria do que a posse de Obama ao trono americano.

Após isso, as incansáveis ressacas, que vão desde o final do carnaval até... Bem, acontecem ressacas dos ensaios também, assim como há ensaios junto às ressacas, afinal, assim que acaba o carnaval tem que se ensaiar o do ano que vem! então há a ressaca dos e ensaio dos shows, doc arnaval, das ressacas e dos próprios ensaios, e pelo amor de Deus, quem precisa de um motivo pra festa?

E tudo isso muito bem anunciado. 115% dos Outdoors de Salvador anunciam eventos.

Junto a isso, é claro, continuam ocorrendo normalmente os shows independentes, os festivais, as gravações de DVD, aniversários das bandas, as boates (pra que eletrônica? toca-se na boate o que se toca nos shows... só que não ao vivo e com luzinahs coloridas) os pagodões elétricos, os forrozões elétricos, os arroxões elétricos, as festas santas (o que seria de nós sem Deus no coração, cerveja gaia?) e as lavagens. Lava-se de tudo, desde a turística Igreja do Bonfim a condomínios, até o carro novo, ou velho, com bastante água, água e berimbau metalizado.

E junto com tudo isso, a outra estação, o São João. Quer dizer, é um fenômeno estranho, visto que as duas estações acontecem ao mesmo tempo... É freak. A estrutura do São João é a mesma. Ensaios, ressacas, os mesmos eventos, compra-se os ingressos no mesmo lugar. A diferença é que o ápice – O São João propriamente dito – não ocorre em Salvador. Mas que diferença faz? São as mesmas pessoas, as mesmas bandas, o mesmo evento, dando a qualquer lugar que estejam a cara de carnaval. Quer dizer, é muito interessante que as atrações principais, quando não todas, de uma festa se intitula forró de alguma cosia sejam bandas de axé. A diferença do São João pro Carnaval é que, como não estão em Salvador propriamente dita (em tese, em tese), as pessoas ficam mais soltinhas. Altas resenhas. Que, naturalmente, não ficam por lá, para a infelicidade geral.

Como dá no mesmo, retifico-me: há duas estações em Salvador, Carnaval e... Bem, há só uma.

Mas se mesmo assim você ainda não ficou satisfeito, você pode sair Brasil afora seguindo o Trivela ou o Balada Trip. È incrível, Vá a Brasília ou a São Paulo e veja Jamil! Tocante como a Bahia está em todos os lugares. Você também pode ir para a vaquejada de Serrinha, para porto seguro, você tem diversas opções. Em todas você vai encontrar a mesma coisa – pessoas de Salvador, música de Salvador, Carnaval, porque We are Carnaval, we are folia, we are the world of Carnaval we are... Pra que ser algo mais do que isso?

2 comentários:

Anônimo disse...

Mil anos que não passava por aqui pra dar uma regada. Depois tenho que vir com tempo, vejo que você deu uma mudada nas coisas, pá, alterou outras, plis, e atualizou milhares de vezes...

Virei, com certeza, e lerei...


Borba

Fim da linha. disse...

Esse post tá mt massa véi hisuhiasuhauis xD eu realmente acho incrível como td se lava aqui em ssa, não conheço 1 pessoa que quando compra carro novo não vá ao Bonfim lavar O.o'...aah no s.j realemente ficamos mais soltinhos, podemos sair de casa e viajar ^^b